Bagagem para o futuro

Pedagogias Fluidas

Fundamental II

Anos finais

Novos professores, novas responsabilidades, mudanças físicas, neuronais e muitos questionamentos: essa etapa demanda dos estudantes bastante flexibilidade e autorregulação.

Aqui na Educativa Osasco, promovemos uma aprendizagem dinâmica, que desmistifica o erro e valoriza as conquistas individuais e coletivas.

Recursos Curriculares

Solidificar a assimilação de conceitos e o desenvolvimento de habilidades constitui parte dos objetivos fundamentais dos Anos Finais do Ensino Fundamental, uma etapa que também busca preparar os alunos para a integração em diversas esferas da sociedade, incluindo a tecnológica, a cultural e a da cidadania.

Com a intenção de facilitar uma transição serena e positiva para o Ensino Médio, a Educativa Osasco emprega uma variedade de recursos que enfatizam os princípios éticos e sustentáveis. Esses recursos não apenas auxiliam na capacidade de interação dos indivíduos com a sociedade, mas também promovem um desenvolvimento integral.

Módulos impressos com versão digital interativa acrescida de multimídias. Cada unidade abre com imagem e perguntas disparadoras e se encerra com uma seção de autoavaliação, que retoma os principais conceitos estudados, além de dar orientações, caso algum tópico precise ser revisto. Conheça as especificidades de cada disciplina a seguir.

Confira alguns deles:

Módulo do estudante

Módulos impressos com versão digital interativa acrescida de multimídias. Cada unidade abre com imagem e perguntas disparadoras e se encerra com uma seção de autoavaliação, que retoma os principais conceitos estudados, além de dar orientações, caso algum tópico precise ser revisto. Conheça as especificidades de cada disciplina a seguir.

Projeto i

á se sabe que a atenção e a memória dependem do interesse: não há aprendizado se os estudantes não estiverem engajados. O PROJETOi abraça essa premissa, ao selecionar momentos do conteúdo curricular para propor aulas diferentes, que fazem uso de diversas estratégias e metodologias ativas e deslocam o estudante para o centro do processo de ensino-aprendizagem. Os temas são envolventes e estão interligados às matérias da revista PROJETOi, que tem visual e linguagem atraentes para os estudantes. O PROJETOi explora, ainda, o letramento transmídia, desenvolvendo nos estudantes a capacidade de compreender, interpretar e criar conteúdos que se estendem em diferentes mídias, como filmes, quadrinhos, áudios etc.

Pré-Médio

Para atenuar o volume de conteúdo a ser trabalhado no Ensino Médio e abrir espaço para um período de revisão no 3º ano, muitas escolas antecipam para o 9º ano do Ensino Fundamental alguns conteúdos do 1º ano do Ensino Médio. 

Programas

Aprender a pensar

6º e 7º ano

Neste programa, os estudantes são estimulados a pensar sobre o funcionamento do próprio pensamento. Eles passam a entender de que modo aprendem melhor, como funciona a memória, qual é a influência das emoções na aprendizagem e como podem administrar os próprios pensamentos e ter mais flexibilidade cognitiva.

Aprender a ser

6º ano

Muitas vezes, as crianças não sabem reconhecer e identificar as próprias emoções. Este programa desenvolve o autoconhecimento, instrumentalizando os estudantes a reconhecer, valorizar e compreender suas emoções.

Aprender a filosofar

6º e 7º ano

As palavras servem para quê? Quando somos livres? Existe alguém normal? Por meio de problemas filosóficos como esses, as crianças são estimuladas a dialogar sobre temas variados, conhecendo a história da Filosofia e alguns de seus questionamentos clássicos.

Turing: a lógica de programação

6º e 7º ano

Este programa desenvolve o pensamento computacional e o letramento digital. Os estudantes aprendem o que são algoritmos, como debugar programas simples e como usar a tecnologia de modo seguro e respeitoso. Aprendem, ainda, a criar, organizar, armazenar, manipular e recuperar conteúdos digitais e desenvolvem habilidades de colaboração, pesquisa e raciocínio lógico.

Projetos atitudinais

Para formar cidadãos, é preciso ir além dos conteúdos conceituais. Os Projetos Atitudinais promovem a interação entre os saberes e as experiências dos estudantes, bem como o desenvolvimento de atitudes éticas e sustentáveis.

Viver Pindorama

Por meio de jogos, brincadeiras, músicas, danças, histórias e práticas culturais, este projeto – temático e não seriado – propõe a valorização dos povos indígenas e de suas contribuições, de ontem e de hoje, na formação das culturas e das identidades brasileiras. O projeto pretende construir uma imagem plural dos povos indígenas, dando visibilidade aos povos que vivem no Brasil e despertando nossa empatia diante de suas lutas, seus costumes e seus valores.

Família e escola: ideias para educar hoje

Por vezes, as famílias questionam as práticas pedagógicas, pois gostariam que os professores atuassem do mesmo modo de quando eram estudantes.

Há, também, pais que gostariam muito de contribuir para a educação dos filhos, mas não sabem como fazer isso da melhor forma. Pensado para ajudar as famílias, este guia apresenta uma coletânea de textos e vídeos de especialistas sobre os assuntos mais relevantes na educação contemporânea

Programa Bilíngue

A abordagem Clil (Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem) promove o ensino da língua estrangeira integrado à aprendizagem de outros conteúdos. Isto é, o idioma não é estudado de forma isolada, ele é aplicado no processo de ensino-aprendizagem de outras disciplinas, como Matemática, Geografia e Artes, por exemplo. Isso permite que os estudantes adquiram, ao mesmo tempo, habilidades de linguagem e conhecimentos em outras áreas acadêmicas.

Módulo do estudante

A proposta bilíngue dos Anos Finais é bastante flexível.  Os módulos do estudante apresentam quatro seções integradas a diversas áreas de conhecimento, incluindo textos, atividades e propostas estruturadas de leitura e de produção textual, além de atividades mão na massa. Há também, uma seção de autoavaliação e seções finais de leitura e escrita. Na versão digital, os estudantes acessam áudios, jogos e outros recursos multimídia.

Ficou alguma dúvida sobre o que oferecemos? Que tal agendar uma visita?

Onde estamos

Caso tenha alguma dúvida ou não consiga realizar o seu agendamento, o Departamento de Atendimento às Famílias está à disposição por meio do endereço eletrônico atendimento@educativaosasco.com.br ou pelo WhatsApp.

Informações

plugins premium WordPress