Incentivar a curiosidade para descobrir o mundo

Pedagogia Afetiva

Educação Infantil

A qualidade da primeira infância está diretamente ligada à construção da identidade da criança e à criação dos padrões mentais que irão influenciar suas escolhas e decisões ao longo de toda a vida.

Levando em conta a importância da curiosidade, do brincar, da interação e do letramento nesse período, nossos recursos para a Educação Infantil nutrem a criança com estímulos significativos, atividades coletivas, textos rimados e propostas sensoriais, para que elas comecem a explorar e descobrir o mundo de forma segura e lúdica.

Recursos Curriculares

Primeira fase da educação básica, a Educação Infantil engloba o ciclo de ensino-aprendizagem de crianças entre 0 e 5 anos. Nessa faixa etária, o cérebro dos pequenos passa por um período de intensa formação de conexões neurais, tornando esse momento extremamente propício para o desenvolvimento de aspectos intelectuais, sociais, motores, físicos, emocionais e psicológicos – habilidades essenciais para a vida adulta.

Dentro desse contexto, oferecemos diversos recursos impressos e digitais que têm o intuito de fomentar a experiência educativa a partir dos conhecimentos prévios das crianças, colocando-as como protagonistas de seu próprio aprendizado.

Confira alguns deles:

Módulo do estudante

Poemas, narrativas, textos da tradição popular… As crianças vão mergulhar em rimas, canções e jogos de palavras que promovem o processo de letramento e a entrada no mundo da escrita. Todas as atividades são identificadas com o campo de experiência da BNCC e promovem situações comunicativas, de interação, socialização e reconhecimento de si e dos outros.

Trajeto i

Na Educação Infantil, o TRAJETOi é composto de experiências variadas que exploram, em cada bimestre, temáticas relacionadas aos campos de experiência da BNCC – tais como corpo, brinquedo, natureza e celebração – e desenvolvem o autoconhecimento, a convivência, a exploração do mundo e a expressividade. No recurso do professor, são sugeridas pautas de observação e ideias para a criação de um portfólio. No verso das pranchas do estudante, as famílias encontram explicações das propostas.

Maker

Nas atividades maker, as crianças desenvolvem a criatividade e a colaboração e a capacidade de resolver problemas. É o salto do aprender a conhecer para o aprender fazendo. Na Educação Infantil, as crianças podem realizar atividades maker a partir do Grupo de 5 anos. São duas as possibilidades de trabalho: propostas vinculadas ao TRAJETOi ou relacionadas ao conteúdo curricular.

Letrar e alfabetizar

Conteúdo exclusivo para o Grupo de 5 anos, a partir do terceiro bimestre, com atividades lúdicas que desenvolvem a consciência fonológica, a capacidade de ler e escrever e a compreensão das funções sociais da escrita. A cada módulo, os estudantes criam um produto final, que pode compor o portfólio de seus aprendizados. No 1º ano, esse trabalho continua, desde o primeiro bimestre, com o Alfabetizar e Letrar.

Histórias e poemas

Histórias inéditas e da tradição popular, vinculadas às atividades do módulo do estudante. Auxilia os alunos a desenvolver habilidades de alfabetização, como compreender que a leitura se dá da esquerda para a direita e de cima para baixo, bem como reconhecer características de personagens, enredo e outras especificidades das narrativas, o que favorece o processo de letramento.

Varal de letras

Aplicativo que possibilita a formação de palavras com duas a dez letras, auxiliando os estudantes na passagem da fase silábica para a alfabética.

Histórias clássicas

Para cada ano da Educação Infantil, os estudantes recebem um livro digital de uma história clássica: Chapeuzinho Vermelho (G2), João e Maria (G3), Cinderela (G4) e Os Três Porquinhos (G5). As histórias também são narradas em vídeo por um contador de histórias ou em formato de animação.

Parlendas e trava-línguas

Livro digital com versões musicadas de parlendas e trava-línguas, para as crianças reconhecerem textos de seu repertório de forma divertida e interativa.

Histórias animadas

Para ampliar ainda mais o repertório, as crianças contam com 24 livros digitais e interativos de histórias infantis. As mesmas histórias também são disponibilizadas apenas em formato de áudio.

Cantigas e outros sons

Livro digital com cerca de 50 cantigas da tradição popular, além de uma biblioteca de áudios, com sons da natureza, de instrumentos e de animais.

Projetos atitudinais

Para formar cidadãos, é preciso ir além dos conteúdos conceituais. Os Projetos Atitudinais promovem a interação entre os saberes e as experiências dos estudantes, bem como o desenvolvimento de atitudes éticas e sustentáveis.

Eu tenho atitude sustentável

A partir de aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais da sociedade em que vivemos, o projeto visa formar cidadãos conscientes de como suas ações individuais afetam o entorno. Na Educação Infantil, os projetos conscientizam as crianças a respeito do uso do sabão e do gasto de papel e de água, promovendo bons hábitos cotidianos. Cada tema é sugerido como um projeto anual e envolve a família e a comunidade escolar na execução de ações efetivas de sustentabilidade. No guia digital sobre o projeto, o professor encontra uma proposta de planejamento, embasamento teórico, competências desenvolvidas e recursos adicionais.

Viver Pindorama

Por meio de jogos, brincadeiras, músicas, danças, histórias e práticas culturais, o projeto visa construir uma imagem plural dos povos indígenas, valorizando suas contribuições para a sociedade.

África: celebração da sua cultura

Aprender sobre e valorizar as diversas culturas africanas e suas contribuições para a formação das identidades brasileiras é conhecer nossa própria história. O projeto mostra a África em uma perspectiva isenta de exotismo e estereótipos.

Família e escola: ideias para educar hoje

Por vezes, as famílias questionam as práticas pedagógicas, pois gostariam que os professores atuassem do mesmo modo de quando eram estudantes.

Há, também, pais que gostariam muito de contribuir para a educação dos filhos, mas não sabem como fazer isso da melhor forma. Pensado para ajudar as famílias, este guia apresenta uma coletânea de textos e vídeos de especialistas sobre os assuntos mais relevantes na educação contemporânea

Educação Bilíngue

Os primeiros anos de vida são muito propícios para a criação de sinapses e a aprendizagem de outras línguas. Na Educação Infantil, as crianças aprendem inglês brincando, de forma contextualizada e lúdica.

Módulo do estudante

Livro impresso de conteúdos e atividades e versão digital interativa com áudios, jogos e outros recursos multimídia. Os livros começam no Grupo de 3 anos e partem de questões essenciais como:
“Why is healthy food good for my body?” ou “How are families different?”.

Flashcards

Lâminas que apresentam a correspondência imagem-palavra, contribuindo para a aquisiçãoa e a ampliação de  vocabulário.

Story Cards

Com ilustrações na frente e texto no verso, esse recurso permite que o professor narre uma história em inglês, enquanto as crianças observam as imagens.

Ficou alguma dúvida sobre o que oferecemos? Que tal agendar uma visita?

Onde estamos

Caso tenha alguma dúvida ou não consiga realizar o seu agendamento, o Departamento de Atendimento às Famílias está à disposição por meio do endereço eletrônico atendimento@educativaosasco.com.br ou pelo WhatsApp.

Informações

plugins premium WordPress